Biotina: O que é, para que serve e benefícios!

07 / 02 / 2023
Saúde e Beleza, Saúde e Bem-estar
Por Aline Santos

A biotina ou vitamina B7 é uma vitamina essencial para o funcionamento do corpo, sendo ela colaboradora na produção de glicogênio e de proteínas.

Se você deseja ter mais saúde no seu corpo, pele, unhas e cabelos, manter níveis adequados de biotina no organismo é essencial para garantir a energia nas células e manter a produção de proteínas.

Você pode encontrar biotina naturalmente em alimentos como legumes, algumas frutas e em fontes de proteínas.

Além disso, é possível consumir a biotina através da suplementação em cápsulas. E aí, quer entender melhor sobre a biotina e seu funcionamento no corpo?

Então fica aqui com a gente e continue a leitura!

O que é biotina?

A palavra “biotina” vem da antiga palavra grega “biotos”, que significa “vida” ou “sustento”, sendo uma vitamina hidrossolúvel que compreende uma das vitaminas do complexo B.

Essa vitamina é essencial para a saúde da pele, do cabelo e das unhas e a sua deficiência é marcada por unhas quebradiças, erupções cutâneas e cabelos ralos. 

A biotina é responsável por fazer parte de diversas vias metabólicas, energética, presente na  regulação gênica e na atividade celular.

Não somente, a biotina é uma das vitaminas mais importantes no processo de gravidez, visto que é essencial para o bom crescimento e desenvolvimento embrionário.

Como a biotina é uma vitamina hidrossolúvel, o nosso corpo não possui a capacidade de armazená-la por muito tempo.

Então, é necessário estar consumindo regularmente alimentos que possuam biotina ou utilizar a suplementação, a fim de manter os seus  níveis adequados.

Muitas pessoas conseguem, de fato, manter os níveis regulares de biotina através da boa alimentação, porém, essa não é uma realidade para todos.

Por isso, a suplementação acaba por ser a alternativa mais viável.

Para que serve a biotina?

A biotina é uma vitamina do complexo B que serve para metabolizar gorduras, carboidratos e proteínas dos alimentos ingeridos e transformar tudo isso em energia. 

Dessa forma, o corpo consegue desempenhar as suas funções da forma correta.

Além disso, a vitamina B7 atua como coenzima para enzimas carboxilase, catalisando reações metabólicas, como gliconeogênese.

Isso quer dizer que a biotina ajuda o corpo a regular os níveis de glicose no sangue, síntese de ácidos graxos e síntese de aminoácidos.

A biotina ainda está envolvida no processo de produção de queratina, proteína presente na pele, cabelos e unhas.

Quais os benefícios da biotina?

As vitaminas do complexo B são essenciais para o bom funcionamento do corpo e manutenção dos seus elementos.

Logo, fazendo parte desse complexo, a vitamina B7 ou biotina possui diversos benefícios.

Veja só quais são eles:

Para a pele

Por estimular a produção de colágeno, a biotina é uma importante vitamina para a manutenção da pele.

Isso porque ela possui a capacidade de manter o zinco na pele e esse mineral atua na formação do colágeno.

Além disso, por possuir ação antioxidante, a biotina auxilia no combate dos radicais livres que são responsáveis por provocar estresse oxidativo celular e degradação do colágeno da pele.

Para unhas e cabelos

Por estar envolvido na síntese de queratina,  a biotina é uma importante vitamina que auxilia na composição de unhas e cabelos. 

Ao consumir alimentos ricos em biotina ou utilizar a suplementação, você pode ter unhas menos quebradiças e mais fortes, assim como manter a saúde dos cabelos.

A biotina auxilia no desenvolvimento do folículo piloso e possui ação antioxidante, o que contribui para cabelos mais saudáveis. 

Na tricologia, a biotina é utilizada no tratamento de doenças do couro cabeludo, como a dermatite seborreica ou a perda excessiva de cabelos em homens com alopecia.

Para emagrecer

Por possuir ação direta no metabolismo de proteínas e carboidratos, a biotina auxilia no processo digestivo e na transformação dos nutrientes em energia para o corpo.

Com isso, é possível que os macronutrientes sejam melhor aproveitados no corpo.

Onde é possível encontrar biotina?

Como citamos anteriormente, a biotina pode ser encontrada naturalmente em alimentos e, existem alguns que são grandes fontes de vitamina B7.

Vejamos aqui quais são eles:

  • Gemas de ovo: Um ovo inteiro cozido (50 g) fornece, aproximadamente, 10 mcg de biotina.
  • Fígado: 75g de fígado bovino cozido fornecem quase 31 mcg de biotina e o fígado de frango cozido contém 138 mcg por porção de 75 g.
  • Batata doce: Uma porção de 1/2 xícara (125 g) de batata doce cozida contém 2,4 mcg de biotina.
  • Fermento: a levedura nutricional pode conter até 21 mcg de biotina, ou 69% do DV, por 2 colheres de sopa (16 g).
  • Nozes e sementes: Uma porção de 1/4 xícara (20 g) de sementes de girassol torradas, oferece 2,6 mcg de biotina, enquanto 1/4 xícara (30 g) de amêndoas torradas contém 1,5 mcg.
  • Cogumelos: Uma porção de 1 xícara (70 g) de cogumelos frescos picados possui 5,6 mcg de biotina. 

Suplementação com biotina

Uma maneira mais eficiente de consumir a biotina é em forma de suplemento em cápsulas.

Quando a quantidade ideal de biotina por meio da alimentação não é suficiente ou quando é verificada a deficiência dessa vitamina, o médico ou nutricionista pode indicar essa forma de ingestão.

Além disso, a suplementação de biotina pode ser indicada para pacientes com deficiência de biotinidase, má-absorção intestinal, em caso de alopecia e acne e para pessoas que queiram fortalecer as unhas e cabelo.

Os principais indicativos da necessidade de suplementação da biotina são a queda de cabelo, unhas fracas, perda de apetite e cansaço excessivo.

Como usar suplementação com biotina

Como a biotina possui diversos objetivos de usos, não existe uma recomendação específica da quantidade recomendada do suplemento.

Então, por exemplo, para o  tratamento das unhas quebradiças, é recomendada a ingestão de 2,5 mg 1 vez ao dia durante 6 meses. 

Para a pele e cabelos, é possível encontrar no mercado suplementos que possuem 45mcg de biota.

A dose de biotina encontrada em alguns multivitamínicos é de 30 mcg ou 0,03 mg , sendo essa  dose funcional suficiente.

Contraindicações da suplementação

A biotina em suplementação não é indicada para pessoas  com hipersensibilidade a qualquer componente presente na fórmula.

Além disso, o uso em mulheres grávidas e lactantes deve ser feito somente com recomendação médica.

Você gostou desse artigo? Agora que você já sabe as principais informações sobre a biotina, que tal seguir recebendo informações incríveis pelo nosso perfil do Instagram? Toda semana mostramos novidades, bastidores da nossa produção e muito mais!

Obrigada por se informar conosco, até o próximo post! 

© 2020 Lorem ipsum dolor sit ammet - Cnpj: 00.000.000/0000-00 | Endereço: Rua Tal e tal, 999 - Cidade, Estado CEP 00000-000