Humanos vs. Peixes Dourados: Quem mantém a atenção por mais tempo?

15 / 03 / 2024
Produtividade, Saúde e Bem-estar
Por Aline Santos

Enquanto fevereiro se despede e o verão entra em seus últimos dias, nos encaminhamos para o final do período de férias e das festividades do começo do ano. A passagem do Carnaval, dá lugar à necessidade de retomar a rotina e focar nas metas e objetivos estabelecidos. As resoluções de ano novo ainda estão frescas em nossa mente e agora é a hora de transformá-las em ações concretas.

Esta é uma época de transição, onde as expectativas para um ano repleto de conquistas e realizações estão no ar. É um momento crucial para definir prioridades, estabelecer metas claras e concentrar nossos esforços na realização de nossos sonhos e aspirações. Seja no âmbito profissional ou acadêmico, é essencial começar com o pé direito.

Mas não adianta pensar que o sucesso vai vir apenas de grandes ideias ou planos ambiciosos. Para alcançar as nossas aspirações, é necessário cultivar foco, determinação e concentração. Com uma mentalidade focada e disciplinada, nos tornamos mais preparados para enfrentar os desafios que inevitavelmente surgirão em nosso caminho e transformar nossos sonhos em realidade.

Preparados para transformar 2024 em um ano repleto de conquistas? Junte-se a nós em jornada sobre foco e concentração para descobrir como maximizar o seu potencial!

A queda da concentração humana: Menor que a de um peixinho dourado? Por quê?

Se eu te dissesse que o nível de concentração humano é menor do que o de um peixinho dourado, você acreditaria? Eu sei que essa informação parece que foi tirada daquelas páginas sobre fatos curiosos que ou são exageradas demais ou falsas, mas acredite se quer, é a mais pura verdade. Tendo como principal responsável a revolução digital, um estudo da Microsoft concluiu que o tempo médio de atenção do ser humano caiu de 12 segundos em 2000 para oito em 2013, sendo menor do que o de um peixe dourado que se mantém atento por até nove segundos.

A constante inundação de informações, estímulos visuais e distrações digitais criam um ambiente propício para a dispersão da nossa atenção. São notificações incessantes, e-mails que inundam a nossa caixa de entrada, e redes sociais com uma fonte interminável de entretenimento instantâneo. Assim fica fácil entender por que se luta tanto para se concentrar nas responsabilidades diárias.

Vivemos em uma era de acesso a uma quantidade infinita de informações com apenas alguns cliques, o que pode ser tanto uma bênção quanto uma maldição quando se trata de manter o foco. Embora a internet ofereça um vasto recurso de conhecimento, também é um terreno fértil para distrações. Ao pesquisar algo específico, é fácil se perder em um labirinto de links e acabar navegando por redes sociais ou consumindo conteúdos irrelevantes por horas a fio.

A constante disponibilidade de dispositivos móveis significa que estamos sempre a um toque de distância de uma distração digital. Em particular, as redes sociais são conhecidas por cativar nossa atenção e nos manter engajados por longos períodos de tempo. Com feeds intermináveis de atualizações, os vários status, fotos e vídeos nos prendem em um ciclo vicioso de rolagem infinita que nos faz perder de vista as horas que passam.

Pausa para falar que a internet em conjunto com a tecnologia não deve ser somente demonizada. Existem, por exemplo, muitos aplicativos projetados especificamente para ajudar a melhorar a concentração e o foco, como o “Treino de Concentração”, que promete alavancar a sua concentração e produtividade através de exercícios direcionados.

Agora continuando de onde paramos…

Em meio a freneticidade contemporânea trazida pelo mundo das redes, viramos multitarefa. Nesse contexto, fazer várias coisas ao mesmo tempo pode parecer uma habilidade valiosa, mas na verdade, fragmenta nossa atenção e reduz a eficácia em cada tarefa individualmente. Isso acontece porque quando mudamos de uma atividade para outra, o cérebro usa glicose e oxigênio e, à medida que estes se esgotam, sentimos sonolência e desorientação. Em vez de aumentar a produtividade, o resultado é uma diminuição da qualidade do trabalho realizado e um tempo de conclusão mais longo para cada atividade.

Existem outras situações que podem contribuir para as dificuldades de concentração enfrentadas hodiernamente. Uma das principais é a procrastinação, um hábito que se torna uma armadilha para o nosso progresso. Caracterizada pelo adiamento de tarefas, a procrastinação dificulta a nossa capacidade de concentração ao despertar preocupações com as tarefas adiadas. 

Quando estamos sobrecarregados, aquele monte de tarefas ou responsabilidades se torna um fardo difícil de carregar. A tendência é surgirem dificuldades para priorizar e focar em uma coisa de cada vez, levando a uma dispersão da atenção e a um aumento do estresse.

Estar exausto fisica e mentalmente significa que nosso cérebro não vai funcionar no seu melhor. Com o esgotamento físico e mental, é difícil manter o foco, levando a lapsos de atenção, erros e diminuição da qualidade do trabalho realizado.

A falta de organização também pode estar te atrapalhando. Quando nossos espaços de trabalho estão bagunçados ou nossas agendas estão desorganizadas, é difícil priorizar tarefas e manter o foco.

O ambiente em que estamos desempenha um papel importante em nossa capacidade de concentração. Estar cercado por ruídos ou distrações, torna difícil manter o foco e a realização eficaz de tarefas.

Preocupações particulares ou problemas pessoais, como problemas familiares ou financeiros, podem invadir nossos pensamentos e nos impedir de nos concentrar totalmente no trabalho ou estudo.

Mente e corpo: O papel das condições de saúde na capacidade de foco

Apesar das adversidades do dia a dia, a sua falta de concentração e foco pode ser mais profunda. Existem condições mentais e físicas que afetam a capacidade de uma pessoa de se manter focada e atenta.

Devido à preocupação constante e à hiperatividade mental que a acompanha, a ansiedade é um desses transtornos. Indivíduos com ansiedade têm dificuldade de se concentrar em uma tarefa específica e manter a atenção.

A baixa energia, o desânimo, a falta de motivação e os sentimentos de desesperança associados à depressão tornam difícil para os indivíduos realizarem até mesmo as tarefas mais simples do dia a dia. Pessoas com depressão se sentem mentalmente nebulosas e incapazes de se concentrar em suas tarefas, mesmo aquelas que costumavam desfrutar.

O estresse crônico pode sobrecarregar o sistema nervoso e tornar difícil para o cérebro focar. Quando estamos estressados, nosso corpo libera hormônios do estresse, como cortisol e adrenalina, que interferem na função cognitiva e na capacidade de concentração.

A dislexia é um transtorno de aprendizagem que afeta a capacidade de ler e compreender textos. Pessoas com dislexia enfrentam dificuldades em processar informações escritas, o que prejudica a manutenção do foco em tarefas relacionadas à leitura e escrita.

O transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é amplamente conhecido por causar dificuldades de atenção, impulsividade e hiperatividade. Os indivíduos diagnosticados com TDAH apresentam dificuldade em se concentrar nas tarefas por um período prolongado de tempo e podem ser facilmente distraídos por estímulos externos.

A síndrome de burnout é um estado de esgotamento físico, emocional e mental causado por estresse crônico relacionado ao trabalho. Os sintomas de burnout incluem fadiga, irritabilidade e dificuldade em se concentrar, o que interfere no desempenho profissional e na qualidade de vida.

Além dos transtornos de saúde mental, certas condições físicas, como anemia e deficiências hormonais, também afetam a concentração em virtude da fadiga e da falta de energia associadas a essas condições. Por exemplo, a falta de nutrientes essenciais, como ferro e vitaminas, vista em quadros de anemia prejudica o funcionamento cognitivo e a manutenção do foco.

Foco aprimorado e desempenho elevado: Soluções para uma mente afiada

A humanidade não está condenada apenas a problemas; sempre há espaço para soluções. Como acabamos de descobrir, a maneira como nos concentramos é influenciada por diversos fatores internos e externos. Alcançar uma concentração plena pode parecer uma tarefa desafiadora, mas pequenas transformações nos hábitos, como o gerenciamento de tempo e prioridades, estabelecimento de limites tecnológicos e criação de um ambiente propício, já podem fazer uma grande diferença. Algumas mudanças mais profundas também podem ser necessárias. Controlar o estresse e a ansiedade, adotar um estilo de vida mais saudável e, quando necessário, buscar ajuda profissional são alguns dos passos essenciais para complementar essas estratégias.

Agora se você busca alcançar uma concentração de outro nível, nossos produtos podem ser a resposta que você procura.

Começando com a nossa estrela quando o assunto é foco e concentração, Brain Factor-7®. Com estudos que comprovam sua eficácia e segurança, ele melhora a capacidade cognitiva e a concentração. Aprovado pelo Food & Drug Administration (FDA), Brain Factor-7® eleva o fluxo sanguíneo cerebral e os níveis de acetilcolina (neurotransmissor fundamental para o sistema nervoso), aprimorando a compreensão, a memória, a atenção e o aprendizado. Ainda reduz radicais livres no cérebro, protege contra danos cerebrais e atua como coadjuvante no tratamento de demências como o Alzheimer, bem como auxilia indivíduos diagnosticados com TDAH.

O MaxSolve™ oferece os benefícios da Coenzima Q10 de forma aprimorada. A CoQ10 é um antioxidante crucial para a produção de energia nas células, sendo indicado para pessoas que sofrem de fadiga e cansaço, porém sua absorção pode ser desafiadora. Com sua tecnologia inovadora, MaxSolve™ aumenta a biodisponibilidade da CoQ10 em até 500%, garantindo, com apenas 5 gotas ao dia, uma liberação sustentada e uma resposta terapêutica mais rápida e eficaz. Este suplemento oferece uma série de benefícios, incluindo melhor desempenho físico e mental, proteção cardiovascular, retardo no envelhecimento, melhora na função cerebral e apoio à fertilidade.

O Teacrine® + Neuravena® é uma poderosa combinação para a melhora da performance cognitiva, memória, concentração e energia sem efeitos colaterais indesejados. A Teacrine atua estimulando as vias dopaminérgicas e inibindo as adenosinérgicas, resultando em um aumento de energia sem causar irritabilidade, o que melhora o desempenho físico e mental. Por outro lado, a Neuravena contribui para a melhoria do desempenho cognitivo em situações de nervosismo e irritabilidade, auxiliando na melhora da atenção, concentração e agilidade. Ela também aumenta a performance mental e reduz o cansaço, proporcionando uma mente mais ativa e melhorando a qualidade do sono. 

A Cafeína em Filme Orodispersível oferece uma forma inovadora e conveniente de consumir cafeína: espécies de lâminas que se dissolvem facilmente na boca, oferecendo praticidade comparado a comprimidos ou cápsulas. A cafeína é conhecida por oferecer uma série de benefícios, incluindo estimulação cerebral, melhora da memória e da concentração, e aumento da disposição e da performance física.

O Neuro PSICARE® é um blend de psicobióticos que oferecem benefícios para a melhora do bem-estar mental e cognitivo. É especialmente formulado para reduzir o estresse, a depressão e a ansiedade, enquanto melhora as desordens cognitivas. Os psicobióticos atuam no eixo cérebro-intestino, influenciando processos cognitivos e comportamentais. Essa conexão ajuda a melhorar a cognição e a regular o estresse, a ansiedade e o humor, ao mesmo tempo em que promove uma microbiota intestinal saudável.

O 5HTP é um suplemento essencial para promover o equilíbrio do Sistema Nervoso Central (SNC) e melhorar diversos aspectos da saúde mental e física. O 5-hidroxitriptofano (5HTP) atua como precursor do neurotransmissor serotonina, desempenhando um papel crucial na regulação do sono, humor, apetite e funções cognitivas. Ao aumentar os níveis de serotonina, o 5HTP promove calma, bem-estar e melhoria da cognição e qualidade do sono.

Conclusão

Neste ponto de transição entre o entusiasmo inicial do ano novo e a realidade de nossas vidas diárias, surge a necessidade de voltar à rotina e transformar nossas resoluções de ano novo em ações concretas, definindo prioridades e concentrando esforços na busca por nossos sonhos e objetivos. Essa caminhada rumo ao sucesso não está isenta de desafios, especialmente quando se trata de manter o foco e a concentração.

Desde a constante inundação de informações até os transtornos mentais e físicos que afetam nossa capacidade de concentração, os obstáculos são muitos e variados. Embora essas adversidades possam parecer esmagadoras, sempre há saídas.

Desde pequenas mudanças, como estabelecer limites tecnológicos e gerenciamento de tempo, até atitudes mais drásticas, como controlar o estresse e a ansiedade, têm o potencial de nos impulsionar em direção a uma mente mais focada e produtiva.

A ciência ainda nos presenteia com opções suplementares para melhorar a concentração e o desempenho cognitivo. Desde formulações que estimulam a atividade cerebral até blends de psicobióticos que promovem o bem-estar mental, essas opções representam ferramentas valiosas para quem busca maximizar seu potencial cognitivo e enfrentar os desafios do dia a dia com mais clareza e eficácia.

Diante dos desafios e empecilhos da vida cotidiana, emerge a necessidade de nos lançarmos nessa jornada em busca de uma concentração aprimorada e de um desempenho elevado. Com determinação, disciplina e as soluções certas ao nosso alcance, temos o poder de transformar 2024 em um ano repleto de conquistas e realizações.

Referências

BBC NEWS BRASIL. Por que é tão difícil se concentrar? 2016. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/geral-36785916. Acesso em: 27 fev. 2024.

BBC NEWS BRASIL. Tecnologia deixa humanos com atenção mais curta que de peixinho dourado, diz pesquisa. 2015. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/05/150515_atencao_peixinho_tecnologia_fn. Acesso em: 27 fev. 2024.

O GLOBO. Tempo de concentração das pessoas na era digital é menor que o de um peixe. 2015. Disponível em: https://oglobo.globo.com/economia/tempo-de-concentracao-das-pessoas-na-era-digital-menor-que-de-um-peixe-16153807. Acesso em: 27 fev. 2024.

RANGEL, Aline. Dificuldade de concentração como sintoma psiquiátrico: saiba mais. saiba mais. 2024. Disponível em: https://apsiquiatra.com.br/concentracao/. Acesso em: 27 fev. 2024.
UNIMED CAMPINAS. O que causa a dificuldade de concentração e o que ela pode significar? Disponível em: https://www.unimedcampinas.com.br/blog/saude-emocional/o-que-causa-a-dificuldade-de-concentracao-e-o-que-ela-pode-significar. Acesso em: 27 fev. 2024.

© 2020 Lorem ipsum dolor sit ammet - Cnpj: 00.000.000/0000-00 | Endereço: Rua Tal e tal, 999 - Cidade, Estado CEP 00000-000