RESGATE O CONHECIMENTO ANCESTRAL: O potencial terapêutico dos chás

01 / 03 / 2024
Produtividade, Saúde e Bem-estar, Sem categoria
Por Aline Santos

No ritmo frenético do mundo contemporâneo, sabemos o quanto é fácil ceder à tentação das soluções rápidas e artificiais para acabar com aquilo que está nos afligindo. Desde a dor de cabeça incômoda até a ansiedade que nos consome, recorremos aos comprimidinhos em busca de alívio imediato. Nessa corrida pela comodidade, muitas vezes esquecemos do conhecimento acumulado ao longo da história da humanidade acerca dos benefícios terapêuticos encontrados na natureza.

Ao longo dos séculos, nossos antepassados aprenderam a extrair o poder curativo da natureza para atenuar uma variedade de dores e desconfortos. É hora de redescobrirmos esse tesouro esquecido, nos reconectando a terra e seus presentes naturais. 

Prepare sua xícara favorita, pois estamos prestes a descobrir o vasto mundo dos chás naturais e seus poderes terapêuticos para uma série de dores e desconfortos comuns da vida moderna.

Cólica 

A cólica é uma realidade enfrentada por muitas mulheres em todo o mundo. Caracterizada por contrações dolorosas no útero que causam dores intensas na região abdominal, a cólica pode ser acompanhada por inchaço, dor na região pélvica, dores lombares, náusea, dores de cabeça e desconforto geral. Esses sintomas podem variar de leves a severos e, para muitas mulheres, podem representar um obstáculo significativo em suas rotinas diárias, interferindo nas atividades cotidianas, no trabalho, nos estudos e até mesmo nas relações sociais.

Mas palma, palma! Não priemos cânico.” Ainda há esperança. Uma vida onde a cólica menstrual não domina mais os seus dias é possível. Vamos te mostrar como uma simples xícara de chá pode se tornar sua aliada na luta contra a cólica.

Bora começar com um clássico? O chá de camomila é conhecido por seu sabor suave e floral, que traz uma sensação reconfortante ao paladar, e por suas propriedades calmantes e anti-inflamatórias. Rico em compostos como a apigenina, esse chá promove relaxamento dos músculos do útero, reduzindo a intensidade das cólicas. 

O chá de erva doce, com seu aroma doce e anisado, torna-se uma opção agradável para aquelas que buscam se livrar das cólicas de forma natural. Suas propriedades antiespasmódicas ajudam a relaxar os músculos abdominais, reprimindo a dor e o desconforto.

A hortelã é uma erva refrescante com sabor mentolado que apresenta propriedades antiespasmódicas e analgésicas. Uma xícara de chá de hortelã é capaz de relaxar os músculos abdominais, diminuindo a severidade das cólicas.

Com seu sabor levemente adocicado e aroma reconfortante, o chá de funcho é amplamente utilizado na medicina tradicional para tratar distúrbios digestivos, incluindo cólicas. Suas propriedades antiespasmódicas e anti-inflamatórias amenizam os espasmos musculares e reduzem a inflamação, proporcionando alívio rápido e eficaz.

O alecrim é uma erva versátil que possui propriedades anti-inflamatórias e analgésicas. Com um sabor robusto e aroma estimulante, o chá de alecrim atenua as dores da cólica e reduz a inflamação na região abdominal, propiciando conforto e bem-estar.

Ao beber alguns desses chás, as mulheres experimentam um alívio suave e gradual da dor, permitindo a concentração em suas atividades diárias sem serem dominadas pelo desconforto.

Problemas intestinais e digestivos

Os problemas intestinais e digestivos são comuns e afetam várias pessoas, impactando a qualidade de vida e o bem-estar diário. Desde constipação e diarreia até o desconforto abdominal, essas questões podem ser incômodas e até mesmo debilitantes, interferindo nas atividades diárias.

Agora, vamos mergulhar em um mundo de soluções naturais que podem mitigar esses desconfortos intestinais e digestivos, proporcionando conforto e bem-estar.

O gengibre possui propriedades anti-inflamatórias, antiespasmódicas e digestivas que podem melhorar uma variedade de problemas intestinais. Dentre os seus benefícios, o chá de gengibre garante uma digestão mais eficiente, reduz desconfortos como gases e estufamento, e alivia a constipação, melhorando o trato gastrointestinal e o processo digestivo.

O sabor suave e delicado do chá de Melissa ou erva-cidreira é reconfortante e calmante para o sistema digestivo. A erva-cidreira possui propriedades calmantes, antiespasmódicas e carminativas que reduzem a inflamação e relaxam o trato gastrintestinal, abrandando dores abdominais e reduzindo o acúmulo de gases.

O chá de poejo tem um sabor refrescante e mentolado, podendo amenizar problemas intestinais e digestivos. O poejo apresenta propriedades carminativas, antiespasmódicas e digestivas que diminuem a flatulência e os espasmos intestinais, assim como possibilitam uma digestão mais suave e eficiente, cessando gases, desconforto abdominal, náuseas e vômitos.

O chá de boldo do Chile tem um sabor amargo e terroso, que pode não ser do agrado de todos, mas suas propriedades medicinais definitivamente compensam seu sabor peculiar. O boldo do Chile é conhecido por suas propriedades hepatoprotetoras e digestivas que estimulam a produção de bile e melhoram a função hepática. Sua ação facilita a digestão e atenua sintomas como indigestão e sensação de plenitude abdominal, assegurando o funcionamento saudável do trato gastrointestinal e a redução de dores abdominais.

Mesmo com um sabor amargo e herbáceo, o chá de carqueja possui propriedades medicinais que o tornam uma escolha valiosa para os problemas intestinais. Suas propriedades hepatoprotetoras, digestivas e anti-inflamatórias melhoram a função hepática e o funcionamento do trato gastrointestinal, promovem a eliminação de toxinas e estimulam a produção de bile, tratando problemas como indigestão, gases e desconforto abdominal.

Ao experimentar esses chás naturais, você descobre uma maneira suave e eficaz de acabar com aqueles incômodos intestinais e digestivos que tanto atrapalham a sua rotina, transformando sua relação com a digestão e restaurando seu bem-estar. 

Ansiedade, estresse e insônia

O ritmo acelerado da modernidade, as pressões do trabalho, as preocupações financeiras e os desafios pessoais impactam a nossa saúde mental, emocional e física, desencadeando distúrbios como ansiedade, estresse e insônia. Essas condições podem se manifestar de diferentes formas, desde sentimentos de preocupação e nervosismo constantes até dificuldades para adormecer, afetando a qualidade de sono, a energia diária e a capacidade de lidar com os desafios da vida.

Agora, vamos explorar uma série de chás naturais que podem ser aliados poderosos na busca por uma mente mais tranquila e um sono mais repousante.

Aposto que você já ouviu por aí a frase “Toma um chazinho de maracujá para se acalmar”. Bom, essa pessoa não estava errada. Com seu sabor suave e levemente adocicado, o chá de maracujá tem atributos calmantes e relaxantes. O maracujá contém compostos naturais que diminuem a atividade cerebral excessiva, promovendo uma sensação de calma e tranquilidade e, consequentemente, reduzindo os sintomas de ansiedade, estresse e insônia.

O chá de capim cidrão possui um sabor cítrico e refrescante, que acalma a mente e atenua o estresse e a ansiedade. Suas qualidades calmantes, relaxantes e sedativas ajudam a relaxar os músculos e os nervos, propiciando uma sensação de calma, tranquilidade e relaxamento.

Apesar do amargor, o chá de mulungu oferece características ansiolíticas e sedativas que acalmam a mente e garantem um sono mais profundo e reparador. O mulungu reduz a atividade do sistema nervoso, mitigando os sintomas de ansiedade, estresse e depressão, o que facilita a chegada do sono naturalmente.

O chá de valeriana, com seu sabor forte e terroso, é uma escolha popular para abrandar os sintomas de ansiedade, estresse e insônia. A valeriana possui compostos que elevam os níveis de ácido gama-aminobutírico (GABA) no cérebro, um neurotransmissor que promove a sensação de calma e relaxamento, tornando-a eficaz na redução dos sintomas da ansiedade, do estresse e na promoção do sono.

O chá de erva de São João dispõe de propriedades antidepressivas e ansiolíticas que ajudam a estabilizar o humor, reduzindo os sintomas de ansiedade, estresse e insônia. A erva de São João propicia equilíbrio dos níveis de serotonina, o hormônio da felicidade, regulando o humor e possibilitando sensação de bem-estar.

Desfrutar desses chás pode ser o caminho para o equilíbrio mental e um estado de bem-estar geral. Essas ervas são uma abordagem suave e eficaz para o gerenciamento da ansiedade, estresse e insônia, proporcionando um alívio natural e restaurador para a mente e o corpo.

Dores articulares e musculares 

Seja devido ao envelhecimento, lesões, atividade física intensa ou condições médicas subjacentes, as dores articulares e musculares são condições que impactam a qualidade de vida e a locomoção. A sensação de rigidez, desconforto e até mesmo dor aguda acompanha muitas pessoas que procuram incansavelmente por um alívio. E se dizermos que o chá certo pode te ajudar nessa? 

O chá de garra do diabo desfruta de propriedades anti-inflamatórias e analgésicas poderosas. A garra do diabo é conhecida por reduzir a inflamação nas articulações e a dor associada à artrite, osteoartrite e outras condições articulares.

O chá de unha de gato é uma opção popular para as dores articulares e musculares. Seus atributos anti-inflamatórios e antioxidantes reduzem a inflamação e melhoram a saúde das articulações, amenizando dores associadas a condições como artrite reumatoide e osteoartrite, bem como melhorando a mobilidade.

As características analgésicas e anti-inflamatórias do chá de arnica são altamente eficazes para dores musculares e articulares. A arnica é conhecida por sua capacidade de reduzir a inflamação e o inchaço, proporcionando alívio rápido e duradouro para as dores articulares e musculares, e promovendo a recuperação após lesões e atividades físicas intensas.

As propriedades anti-inflamatórias e analgésicas do chá de sucupira são altamente valorizadas no tratamento de dores articulares e musculares. A sucupira pode reduzir a dor e a inflamação nas articulações, atenuar os sintomas de condições como artrite e osteoartrite, e melhorar a flexibilidade.

O chá de açafrão tem um sabor terroso e ligeiramente picante, mas suas propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e analgésicas são bem conhecidas. O açafrão contém um composto chamado curcumina, que abranda as dores articulares e musculares, reduzindo a inflamação e o inchaço nas articulações.

Dor de cabeça

Desde uma dor latejante na região das têmporas a uma pressão persistente na parte frontal da cabeça, a dor de cabeça causa desconforto e irritabilidade, interferindo nas atividades cotidianas. Seja causada por estresse, tensão muscular, falta de sono, desidratação e até mesmo certos alimentos ou odores, essa condição compromete a nossa qualidade de vida. 

Aqui vai uma seleção de chás que não podem faltar na sua casa nesses momentos!

O chá de cravo da índia possui um sabor quente e picante, que pode proporcionar um alívio reconfortante para a dor de cabeça. O cravo da índia possui ação analgésica e anti-inflamatória, que diminuem dores de cabeça ao reduzir a inflamação e relaxar os músculos tensos.

O chá de guiné é valorizado por suas propriedades analgésicas e anti-inflamatórias. A guiné atenua a dor de cabeça através da redução da inflamação e do relaxamento muscular. Além disso, o chá de guiné estimula a circulação sanguínea, sendo benéfico para dores de cabeça tensionais.

O chá de guaraná é uma opção energizante que ameniza a dor de cabeça e aumenta a sensação de alerta e vitalidade. O guaraná possui propriedades estimulantes que abrandam a dor de cabeça ao promover a vasodilatação e melhorar o fluxo sanguíneo para o cérebro, reduzindo assim a pressão e a tensão nas artérias cranianas. O guaraná também apresenta ação antioxidante que combate os radicais livres e reduz a inflamação.

Permita-se usufruir desses chás para dar um fim nas suas dores de cabeça e  encontrar alívio e conforto de forma natural, retomando suas atividades diárias com mais tranquilidade e bem-estar.

Ressaca

Queria ficar alegrinho e passou da conta no álcool? Agora é enfrentar aquela série de sintomas desconfortáveis que a ressaca traz consigo. Dor de cabeça, náusea, fadiga, desidratação e sensibilidade à luz e ao som são alguns dos sintomas que podem transformar um dia de atividades em uma experiência miserável e improdutiva. Uma manhã após uma noite de celebração intensa é um verdadeiro desafio, mas um chazinho pode te trazer de volta à vida.

Com seu sabor floral e refrescante, o chá de hibisco mitiga a sensação de náusea e desconforto estomacal associada à ressaca. O hibisco ainda detém ação diurética, proporcionando a eliminação de toxinas do corpo e suprimindo a desidratação do corpo.

O chá de dente de leão possibilita uma recuperação rápida e eficaz da ressaca. Suas propriedades diuréticas e desintoxicantes ajudam a eliminar as toxinas do organismo e promover a desintoxicação após uma noite de excessos. O dente de leão também suaviza a sensação de estufamento e desconforto abdominal causada pela ressaca.

Por ser hepatoprotetor, o chá de alcachofra melhora a função hepática e propicia a eliminação das toxinas do organismo, auxiliando na recuperação e na desintoxicação do corpo. A alcachofra ainda acalma o estômago irritado, aliviando a sensação de desconforto estomacal.

O chá verde é uma ótima escolha para os sintomas da ressaca. O chá verde conta com ação antioxidante que combate os radicais livres gerados pelo álcool, protegendo assim as células do corpo. Ele também é diurético, o que ajuda a eliminar as toxinas do organismo e favorece a hidratação, atenuando os sintomas de fadiga.

Já sabe, né? Após uma noite daquelas, recorra a um chá quentinho para te dar um up

Conclusão

Desde a persistente dor de cabeça até a ansiedade que nos afligem, muitas vezes buscamos refúgio nos comprimidos, esquecendo-nos do vasto arsenal de curas naturais que a natureza oferece. 

Da cólica menstrual até as dores articulares, ansiedade e até mesmo a ressaca pós-festa, mergulhamos em um mundo de soluções naturais, apresentando uma seleção cuidadosamente escolhida de chás que não apenas aliviam os sintomas, mas também nutrem e restauram o corpo e a mente.

Embora os chás aqui apresentados sejam associados a uma dor específica, é importante reconhecer que suas propriedades terapêuticas vão muito além disso. Cada erva carrega consigo uma gama de benefícios que podem ser aproveitados para mitigar uma variedade de desconfortos físicos e emocionais. Portanto, ao explorar o vasto mundo dos chás naturais, esteja sempre atento às propriedades individuais de cada planta, pois elas podem ser suas aliadas em diversas situações. 

Então, da próxima vez que se deparar com uma dor incômoda ou sentir o peso do estresse e da ansiedade, lembre-se dos simples prazeres oferecidos por uma xícara de chá.

Referências

AYRES, Nathalie. Chá para dor de cabeça: 10 receitas que podem ajudar a aliviar o incômodo. VivaBem. 2022. Disponível em: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2022/01/24/cha-para-dor-de-cabeca.htm. Acesso em: 19 fev. 2024.

AMARAL, Rafaela; MEIRELES, Claudia. Confira 4 chás para gases, distensão abdominal e intestino irritável. Metrópoles. 2023. Disponível em: https://www.metropoles.com/colunas/claudia-meireles/confira-4-chas-para-gases-distensao-abdominal-e-intestino-irritavel. Acesso em: 19 fev. 2024.

DIÁRIO DO NORDESTE. Conheça 5 chás que ajudam a tratar problemas intestinais. Disponível em: https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/ser-saude/conheca-5-chas-que-ajudam-a-tratar-problemas-intestinais-1.3302131. Acesso em: 19 fev. 2024.

Chás digestivos: saiba mais sobre os benefícios e os cuidados no consumo. Revista ABM. 2021. Disponível em: https://www.revistaabm.com.br/artigos/chas-digestivos-saiba-mais-sobre-os-beneficios-e-os-cuidados-no-consumo#. Acesso em: 19 fev. 2024.

MAGALHÃES, Sara. 5 chás que ajudam a aliviar a cólica menstrual. Vogue. 2022. Disponível em: https://vogue.globo.com/wellness/noticia/2022/10/5-chas-que-ajudam-a-aliviar-a-colica-menstrual.ghtml. Acesso em: 19 fev. 2024.

MELO, Natália. Dia da mulher: veja 6 chás que ajudam a aliviar a cólica menstrual. Veja 6 chás que ajudam a aliviar a CÓLICA menstrual. UOL. 2023. Disponível em: https://jc.ne10.uol.com.br/colunas/saude-e-bem-estar/2023/03/15193335-dia-da-mulher-veja-6-chas-que-ajudam-a-aliviar-a-colica-menstrual.html. Acesso em: 19 fev. 2024.

GLOBO RECEITAS. Saiba como curar ressaca de Carnaval com chá e alimentação. 2023. Disponível em: https://receitas.globo.com/blog/alimentacao-e-saude/saiba-como-curar-ressaca-de-carnaval-com-cha-e-alimentacao.ghtml. Acesso em: 19 fev. 2024.

OLIVEIRA, Vinícius Bednarczuk de. 5 plantas medicinais que auxiliam na ansiedade e insônia. CNU. 2020. Disponível em: https://www.uninter.com/noticias/5-plantas-medicinais-que-auxiliam-na-ansiedade-e-insonia. Acesso em: 19 fev. 2024.

QUE BEM QUE FAZ. Veja 5 chás que vão te ajudar a curar a ressaca. 2022. Disponível em: https://qbemqfaz.com.br/bem-estar/cha-para-ressaca. Acesso em: 19 fev. 2024.

THERRIE, Bárbara. Como aliviar cólica menstrual? Veja 10 remédios caseiros, chás e mais dicas. Veja 10 remédios caseiros, chás e mais dicas. VivaBem. 2022. Disponível em: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2022/11/17/colica-remedio-cha-como-aliviar.htm#?cmpid=copiaecola. Acesso em: 19 out. 2024.

TUA SAÚDE. 6 remédios caseiros para dor e inflamação nas articulações. Disponível em: https://www.tuasaude.com/remedio-caseiro-para-inflamacao-das-articulacoes/. Acesso em: 19 fev. 2024.

TUA SAÚDE.7 calmantes naturais (para ansiedade, insônia e nervosismo). 2023. Disponível em: https://www.tuasaude.com/calmante-natural/. Acesso em: 19 fev. 2024.

TUA SAÚDE. 10 tratamentos caseiros para aliviar a dor muscular. 2022. Disponível em: https://www.tuasaude.com/tratamento-caseiro-para-dor-muscular/. Acesso em: 19 fev. 2024.

TUA SAÚDE. 12 melhores chás para dor de cabeça (comprovados!). 2023. Disponível em: https://www.tuasaude.com/tratamento-caseiro-para-dor-de-cabeca/. Acesso em: 19 fev. 2024.

© 2020 Lorem ipsum dolor sit ammet - Cnpj: 00.000.000/0000-00 | Endereço: Rua Tal e tal, 999 - Cidade, Estado CEP 00000-000