HISTÓRIA E SIGNIFICADO: Afinal, por quê celebramos o Dia Internacional da Mulher?

08 / 03 / 2024
Saúde e Bem-estar, Sem categoria
Por Aline Santos

É com grande alegria e orgulho que, em nome de toda a equipe da Mais Viva Pharma, desejamos a todas as mulheres um Feliz Dia Internacional da Mulher, repleto de reconhecimento e apreço! Hoje, mais do que nunca, é um dia para celebrar a força, a resiliência e as conquistas das mulheres ao redor do mundo.

A importância dessa data vai muito além de simplesmente desejar felicidades às mulheres e enviar-lhes flores. É uma ocasião para refletir sobre as conquistas políticas e sociais alcançadas ao longo da história da humanidade, graças à incansável luta das mulheres por igualdade, justiça e reconhecimento. Desde os movimentos sufragistas até as batalhas contemporâneas por igualdade de gênero, cada passo dado é uma pedra fundamental no caminho em direção a uma sociedade mais justa e inclusiva. 

É um dia para lembrar das mulheres que vieram antes de nós e para honrar suas memórias continuando a luta por maior igualdade de direitos. E também é uma data para reconhecer o papel fundamental que as mulheres desempenham em todos os aspectos da sociedade, desde o lar até o mercado de trabalho, da política à ciência.

Na Mais Viva Pharma, temos a honra de contar com uma equipe majoritariamente composta por mulheres excepcionais. Desde as nossas talentosas farmacêuticas até as dedicadas colaboradoras do atendimento ao cliente. Nossas mulheres, com sua dedicação, talento e comprometimento, impulsionam nosso sucesso e crescimento. É impossível não se orgulhar da força e da determinação que cada uma delas traz consigo, tornando nosso ambiente de trabalho além de produtivo, inspirador.

Diante da relevância deste dia, é importante entendermos sua origem e significado. Você saberia dizer qual é?

Origem do Dia Internacional da Mulher: Além das comemorações comerciais e homenagens

O Dia Internacional da Mulher não surgiu como uma estratégia comercial, mas sim como um marco histórico. A origem da data tem suas raízes no movimento operário e nas lutas das mulheres por igualdade de direitos.

No Brasil, é comum associar a origem do Dia Internacional da Mulher ao trágico incêndio ocorrido na Triangle Shirtwaist Company, em Nova York, em 25 de março de 1911. Esse incidente resultou na morte de 146 trabalhadores, a maioria mulheres, expondo as terríveis condições enfrentadas por trabalhadores durante a Revolução Industrial. No entanto, registros anteriores a esse episódio demonstram que as mulheres já estavam envolvidas na luta por melhores condições de trabalho e igualdade de direitos.

Em 1908, 15 mil mulheres marcharam pelas ruas de Nova York exigindo melhores condições de trabalho, salários justos e direito ao voto. No ano seguinte, o Partido Socialista da América declarou o primeiro Dia Nacional das Mulheres.

Já em 1910, durante a Conferência Internacional de Mulheres Socialistas em Copenhague, Clara Zetkin propôs a ideia de uma jornada anual de manifestações das mulheres pela igualdade de direitos, sem especificar uma data fixa. Essa proposta foi unanimemente aceita pelas 100 mulheres presentes, que representavam 17 países diferentes. Assim, em 1911, o Dia Internacional das Mulheres foi celebrado pela primeira vez na Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suíça.

Embora inicialmente sem uma data específica, a formalização do Dia Internacional da Mulher ocorreu após uma greve de operárias russas em 1917 contra a fome e a Primeira Guerra Mundial. Essa greve mais uma série de protestos acabaram por levar à abdicação do czar e à concessão do direito ao voto às mulheres pelo governo provisório russo. A greve teve início em 23 de fevereiro pelo calendário juliano, correspondendo a 8 de março no calendário gregoriano.

Embora esse marco tenha acontecido em 1917, o Dia Internacional da Mulher foi reconhecido pela ONU apenas em 1975. Com a oficialização, a data passou a marcar uma celebração global das conquistas e lutas das mulheres por igualdade de gênero. Essa trajetória histórica ressalta a perseverança e a coragem das mulheres que lutaram e continuam lutando por seus direitos em todo o mundo.

Tradições globais: Celebrando o Dia das Mulheres em diferentes culturas

Além de ser feriado nacional em muitos países, o Dia Internacional da Mulher é celebrado ao redor do mundo de acordo com as tradições e os costumes únicos de cada região para homenageá-las. 

Na Rússia, por exemplo, as vendas de flores aumentam consideravelmente durante três a quatro dias em torno do dia 8 de março. 

Na China, muitas mulheres têm meio dia de folga, conforme recomendado pelo Conselho de Estado. 

Na Itália, o Dia Internacional da Mulher, conhecido como La Festa della Donna, é marcado pela entrega de botões de mimosa, uma tradição que se originou em Roma após a Segunda Guerra Mundial. 

Nos Estados Unidos, o mês de março é dedicado à História das Mulheres, e todos os anos um pronunciamento presidencial destaca as conquistas das mulheres americanas.

No Brasil, a celebração é acompanhada pela clássica entrega de flores, mas também por manifestações em diversas cidades do país, onde são levantadas questões sobre a equiparação salarial, a luta contra a violência de gênero e outras pautas de direitos de autodeterminação da mulher.

Dicas e truques: Cuidados especiais para as mulheres

Sim, o tema do blog de hoje é sério. Conhecer nossa história nos oferece um panorama geral das nossas virtudes, bem como dos desafios que enfrentamos enquanto uma sociedade marcada por desigualdade e preconceitos. 

Dito isso, você achou mesmo que ia ficar sem ótimas diquinhas? As de hoje são para nós mulheres! 😜

Separei uma seleção de produtos para você curtir seu dia sem estresse, relaxada e em paz. Vamos lá?

Ormona®

Antes de nos entregarmos ao relaxamento, vamos ser inclusivas e remover do caminho as dores enfrentadas pelas mulheres maduras durante o climatério. Nosso objetivo aqui é proporcionar um relaxamento de qualidade, então vamos começar com o Ormona® para garantir uma experiência equilibrada para todas.

Sofrendo com fogachos e ressecamento vaginal? Não querendo exagerar, mas Ormona® é a sua salvação. Este suplemento foi projetado para aliviar os sintomas do climatério, fase de transição para a menopausa, tais como ondas de calor, secura vaginal, queda de libido e fadiga. Composto por antioxidantes e propriedades anti-inflamatórias, ele ajuda a modular os hormônios femininos, contribuindo para a saúde ovariana e a performance mitocondrial. Ormona® ainda oferece benefícios como melhora da resistência óssea, redução dos riscos cardiovasculares associados ao climatério e gerenciamento dos níveis de colesterol. 

Chá de Amora

O climatério é uma fase marcada por transformações físicas e emocionais, e nós queremos garantir que essas mudanças não interrompam o seu momento de relaxamento. É por isso que apresentamos o Chá de Amora, um verdadeiro abraço reconfortante a cada xícara e um poderoso aliado para aliviar os sintomas do climatério.

O Chá de Amora é reconhecido por seus diversos benefícios, especialmente para mulheres durante a menopausa. Com propriedades que imitam a ação do estrogênio no organismo, ele ajuda principalmente a reduzir as ondas de calor, proporcionando alívio durante esse período de transição. Além disso, pode ser um aliado para quem busca emagrecer, quando combinado com dietas de baixas calorias e exercícios físicos regulares. Sua alta concentração de antioxidantes também o torna uma opção eficaz para combater problemas estomacais, como a gastrite.

Gummies Super Poderosas

O próximo passo é dar uma turbinada na saúde, porque é aquilo que todo mundo deseja na virada do ano, é a prioridade número um de 4 em cada 5 brasileiras, então a dica aqui é uma suplementação 360º pensada em nós, mulheres.

Atrás de um suplemento ideal para suprir as suas necessidades como mulher? E o melhor, 100% natural e vegano? Apresentamos as Gummies Super Poderosa, uma fórmula especialmente projetada para atender às suas necessidades diárias. Esse suplemento vitamínico e mineral, em formato de gomas vegetais, contém vitaminas do complexo B para reduzir os sintomas da TPM, além de biotina, vitaminas A, C e E para promover a saúde de pele, unhas e cabelos. Para finalizar, as gomas também auxiliam no processo de emagrecimento e na função da tireoide.

Argilas

Agora que ninguém está sofrendo e estamos suplementadas e saudáveis, vamos relaxar? Rituais de beleza são uma delícia a serem desfrutados. Então vamos começar com um dos mais clichês e prazerosos. Vamos desvendar o  segredo para uma pele tão radiante quanto a de Cleópatra? Que tal explorar as propriedades surpreendentes das argilas? 

A argila preta, rica em material orgânico e silício, é reconhecida por suas propriedades desintoxicantes. Ao ser aplicada na pele, ela age absorvendo impurezas e oleosidade, proporcionando uma limpeza profunda. Ideal para combater acne e reduzir poros, deixando a pele revitalizada.

A argila vermelha, rica em óxido de ferro e cobre, é um verdadeiro antioxidante para a pele. Nutre e revitaliza, deixando a pele com um aspecto mais saudável e luminoso. Recomendada especialmente para peles maduras, ajuda a reduzir rugas e linhas finas, estimulando a renovação celular para uma pele mais jovem e vibrante.

A argila rosa, uma mistura de argila vermelha e branca, é uma fonte rica em oligoelementos e minerais. Conhecida por equilibrar e suavizar a pele, é especialmente benéfica para peles sensíveis e maduras. Para além disso, melhora a circulação sanguínea, deixando a pele com um aspecto mais radiante.

A argila verde, rica em minerais como silício, alumínio e magnésio, é conhecida por suas propriedades purificantes e revitalizantes. Ela atua profundamente, controlando a oleosidade e tratando a acne. E tem mais, ela ainda tonifica a pele e estimula a circulação, proporcionando uma aparência mais firme e saudável.

Sais de banho

E quanto ao seu momento de banho? Está conseguindo relaxar e permitir que a água leve consigo todas as tensões do dia ralo abaixo? Ao mergulhar em um banho com nossos sais, você sentirá imediatamente o relaxamento se espalhando por todo o corpo. É a oportunidade perfeita para escapar do estresse do dia a dia e dedicar um momento só seu para recarregar as energias.

A combinação única de sais e aromas limpa e perfuma a pele, deixando-a suave e com uma delicada fragrância que perdura por horas após o banho. Sobre as fragrâncias, você ainda pode escolher a que melhor combina com você: desfrute da DSL, com seu aroma amadeirado e delicadamente adocicado, ou opte pela LLS, com sua essência cítrica e refrescante.

É a sua chance de transformar o seu banho em um verdadeiro spa em casa, separando esse tempo para cuidar de si mesma e ter momentos de puro prazer e bem-estar.

Conclusão

Neste Dia Internacional da Mulher, nossa mensagem é uma homenagem vibrante às mulheres ao redor do mundo, reconhecendo não apenas suas conquistas, mas também os desafios que ainda enfrentam. Nessa data, celebramos a resiliência e a força das mulheres que moldaram o curso da história, assim como as mulheres que continuam a derrubar barreiras e a pavimentar o caminho para um futuro mais justo e igualitário.

Ao compreendermos o significado do Dia Internacional da Mulher, reconhecemos a importância de preservar o legado das mulheres que lutaram e que ainda lutam por nossos direitos. Da luta por melhores condições de trabalho ao clamor por igualdade salarial e contra a violência de gênero, podemos traçar um contínuo de resistência e conquistas que moldaram e continuam a moldar a sociedade em que vivemos.

Mas como diz o ditado “Dias de luta, dias de glória”, não deixe que a luta política, econômica e social atrapalhe a sua glória e o seu autocuidado, mulher! Desde suplementos vitamínicos a produtos naturais para a pele e momentos de relaxamento no banho, incentivamos todas as mulheres a priorizarem seu bem-estar físico, mental e emocional. 

Que este Dia Internacional da Mulher seja mais que uma celebração, seja um lembrete do poder e da resistência das mulheres em todas as esferas da vida. Juntas, continuamos avançando em direção a um futuro de igualdade, justiça e oportunidades para todas.

Referências

BBC NEWS BRASIL. O que é o Dia Internacional das Mulheres e como começou a ser comemorado? 2022. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-60646605. Acesso em: 01 mar. 2024.

BBC NEWS BRASIL. Dia Internacional da Mulher: a origem operária do 8 de março. a origem operária do 8 de Março. 2018. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-43324887. Acesso em: 01 mar. 2024.

BIBLIOTECA DO CETENS – UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA. 08 de março – Dia Internacional das Mulheres. Disponível em: https://ufrb.edu.br/bibliotecacetens/noticias/267-08-de-marco-dia-internacional-das-mulheres. Acesso em: 01 mar. 2024.
VEJA SAÚDE. Menopausa ou climatério? 2016. Disponível em: https://saude.abril.com.br/bem-estar/menopausa-ou-climaterio. Acesso em: 07 mar. 2024.

© 2020 Lorem ipsum dolor sit ammet - Cnpj: 00.000.000/0000-00 | Endereço: Rua Tal e tal, 999 - Cidade, Estado CEP 00000-000