Insônia na gravidez: causas e como resolver o problema

02 / 03 / 2023
Produtividade, Saúde e Bem-estar
Por Aline Santos

A insônia é um problema que a maioria das gestantes enfrenta em algum momento do período gestacional. Porém, você não precisa se preocupar, pois é uma situação que pode ser resolvida com um conjunto de cuidados simples. Acompanhe este artigo para entender tudo sobre o assunto. 

O que é a insônia?

De acordo com a Associação Brasileira do Sono (Absono), a insônia é o distúrbio do sono mais comum na população em geral. É caracterizada pela dificuldade para o início e a duração do sono, e também reduz a qualidade das horas dormidas, prejudicando as atividades diárias.

Insônia na gravidez – Quais são as causas?

Segundo um documento da Absono sobre o diagnóstico e tratamento da insônia, as mulheres grávidas frequentemente apresentam insônia e o distúrbio pode estar relacionado a causas próprias do período gestacional ou não. 

Os padrões de sono ficam desorganizados durante a gestação, além disso, entre as causas de insônia na gravidez, estão: alterações hormonais, desconforto físico, maior frequência urinária, entre outras razões. Que tal entender melhor cada uma delas? Confira logo abaixo a explicação.

Alterações hormonais

Os níveis de hormônios como progesterona e estrogênio aumentam conforme a gestação se desenvolve e podem ter efeitos que influenciam no sono. A progesterona, por exemplo, tem efeito sedativo e faz a mulher sentir mais sono, no entanto, nem sempre esse sono é de boa qualidade.

Ademais, a progesterona pode afetar os músculos do sistema urinário, fazendo com que a mulher acorde para ir ao banheiro à noite, e também pode causar os famosos enjoos, que surgem especialmente no primeiro trimestre da gestação. 

O aumento do estrógeno, por sua vez, tem efeito estimulante e pode fazer com que seja mais difícil adormecer. 

Maior vontade de urinar 

Como mencionamos anteriormente, a progesterona pode agir nos músculos do sistema urinário e causar maior vontade de fazer xixi, mas não é apenas esse o motivo da alta frequência de idas ao banheiro para urinar durante a gestação. 

O desenvolvimento do bebê aumenta a pressão na bexiga, dessa forma, uma pequena quantidade de urina já é suficiente para aumentar a vontade de fazer xixi. Esse conjunto de fatores pode atrapalhar o sono devido às idas ao banheiro durante à noite, resultando na insônia.

Sensação de refluxo (azia)

A sensação de queimação no estômago e no esôfago também é relativamente comum no período gestacional e está relacionada com o aumento da progesterona e da pressão que acontece com o aumento do tamanho da barriga.

A azia acontece devido ao retorno do conteúdo ácido do estômago para o esôfago, que pode chegar até a garganta, causando uma sensação extremamente desconfortável. Quando isso ocorre durante à noite, pode prejudicar bastante o sono. 

Razões emocionais

Qual grávida não fica ansiosa, preocupada, estressada e até mesmo com medo e dúvidas durante a espera pela chegada do bebê, não é? Vários questionamentos ficam povoando o pensamento das futuras mamães e isso também é uma causa bem comum de insônia durante a gestação.

Razões físicas

A barriga aumenta bastante com o avanço da gravidez, isso não é novidade. Consequentemente, torna-se cada vez mais difícil encontrar uma posição confortável para dormir e ter um sono revigorante. 

Além disso, também podem surgir cãibras durante a madrugada e acabar com a qualidade do sono. Tudo isso são razões físicas que causam insônia.

Dormir pouco na gravidez prejudica o bebê?

Um sono de qualidade é fundamental para a saúde em qualquer ciclo da vida. Durante a gestação não é diferente. No entanto, a insônia não afeta diretamente o bebê de forma que ele seja prejudicado. 

Contudo, esse é um ponto que merece muita atenção porque já existem estudos apontando que uma possível relação entre parto prematuro e problemas com o sono durante a gestação. Sendo assim, caso tenha dificuldades para dormir, não deixe de contar ao seu médico. 

Como dormir melhor na gravidez? 

Agora que você já sabe o que é a insônia e as principais causas desse problema super desconfortável, que tal algumas dicas para dormir melhor na gravidez? São medidas simples, mas que fazem diferença.

Encontre uma posição confortável

Conforme os meses passam e a barriga aumenta, fica cada vez mais difícil encontrar uma posição boa para dormir. Porém, seja persistente! Explore diferentes opções e você certamente irá encontrar uma forma de dormir confortavelmente. 

Se afaste das telas

Se você tem o costume de ficar no celular até a hora de dormir ou sente a necessidade de assistir televisão até pegar no sono, é bom acabar com esses hábitos durante a gravidez. 

As luzes das telas são muito estimulantes e atrapalham a produção de melatonina, um hormônio importante para o sono. Por isso, troque o celular, a TV, o computador ou tablet por um livro, meditação ou alguma outra atividade para afastar sua mente das telinhas e relaxar para dormir. 

Cuide da alimentação 

Vimos que as causas da azia incluem alterações hormonais e modificações do corpo durante a gravidez, que comprimem órgãos como o estômago no decorrer dos meses, mas essa sensação de queimação pode ser amenizada com uma alimentação saudável e leve. 

Evite comidas muito pesadas, gordurosas, condimentadas e picantes. Também é importante evitar o consumo de líquidos durante as refeições. Além disso, uma boa alternativa é diminuir o consumo de água durante a noite para evitar maior quantidade de idas ao banheiro. 

Cuidado com os cochilos

Uma sonequinha após o almoço pode ser muito prazerosa, mas você deve ter cuidado. Tente não cochilar depois das duas da tarde, por mais atrativo que seja o cochilo durante o dia. Desse modo você terá menos dificuldade para dormir à noite.  

Se informe – para evitar a ansiedade

Essa é uma das dicas mais importantes. Se informe sobre a gestação, as mudanças que seu corpo irá passar durante esse período, o que é normal e o que não é. Enfim, busque informação, assim você irá melhorar sua segurança então a ansiedade e o medo não vão te dominar e atrapalhar seu sono.

Melatonina na gravidez – Existe recomendação de uso?

Como vimos nas causas da insônia durante a gravidez, a melatonina é um hormônio que tem influência no sono. Por isso, já foram feitos alguns estudos para avaliar se a suplementação de melatonina durante a gestação seria recomendada.

Os trabalhos indicam resultados animadores, mas até o momento não há recomendação forte para a suplementação. De qualquer modo, cada situação deve ser muito bem avaliada e o médico é o profissional mais adequado para fazer essa análise. 

Conclusão 

O período gestacional é muito importante e necessita de cuidados diante de todas as mudanças, que incluem alterações no padrão de sono, que tende a piorar à medida que a gravidez avança, principalmente no terceiro trimestre. Portanto, siga as dicas que mencionamos e sempre consulte seu médico.  

Esse conteúdo foi útil para você? Continue navegando pelo nosso site para ter acesso a mais informações assim. Nós da Mais Viva Pharma nos preocupamos com sua saúde e sempre abordamos temas relevantes para que você possa se cuidar melhor.

© 2020 Lorem ipsum dolor sit ammet - Cnpj: 00.000.000/0000-00 | Endereço: Rua Tal e tal, 999 - Cidade, Estado CEP 00000-000