Melatonina: O seu melhor amigo na hora do sono

13 / 01 / 2023
Produtividade, Saúde e Bem-estar
Por Aline Santos

A melatonina é um daqueles hormônios que não devem estar desequilibrados de jeito nenhum!

Também conhecida como hormônio do sono, essa é uma substância responsável pelo relaxamento do nosso corpo para uma boa noite de descanso e sono.

No ritmo acelerado que vivemos, em especial, na década da ansiedade, buscar soluções para melhorar a produção da melatonina tem sido uma das principais formas de encontrar qualidade de vida.

O nosso corpo é capaz de sinalizar quando algo não está indo bem, com um cansaço excessivo, falta de apetite, sono e por aí vai…

Nessas horas, só uma boa dose de melatonina para ajudar o seu corpo a descansar.

Muitas pessoas ainda têm receio de iniciar a suplementação de melatonina, por isso, para te ajudar com informações seguras, trouxemos esse post para você.

Aqui, você aprenderá:

  • O que é melatonina?
  • Suplementação de melatonina: para que serve?
  • Como tomar melatonina?
  • Melatonina: quanto tomar?
  • Qual o melhor momento para tomar melatonina?

Fique com a gente e continue a leitura!

O que é melatonina?

A melatonina é um hormônio produzido naturalmente na glândula pineal do cérebro, sendo responsável por regular o ciclo circadiano, tendo como função regular o sono ao final do dia. 

A produção de melatonina ocorre no final do dia, quando o corpo não recebe tantos estímulos luminosos, sendo também um momento em que o metabolismo está mais lento.

Por isso, é mais comum que tenhamos uma alta nas taxas de melatonina à noite.

Então, na hora de dormir, o ideal é evitar a luminosidade, estímulos sonoros ou aromáticos que possam acelerar o metabolismo e diminuir a produção de melatonina.

Com o passar dos anos, a produção de melatonina diminui, dessa forma, distúrbios de sono podem ser mais frequentes em adultos, especialmente, aqueles mais preocupados.

Além de ser produzida naturalmente, a melatonina pode ser obtida através de suplementos, que devem ser consumidos sob orientação de um profissional da saúde.

Suplementação de melatonina: para que serve?

A melatonina é bastante conhecida por contribuir para uma melhor qualidade do sono e também grande aliada no tratamento da insônia, todavia, essa não é a sua única função no organismo.

Vejamos outras propriedades da melatonina para o seu corpo:

Antioxidante

A melatonina possui efeito antioxidante, contribuindo assim para o fortalecimento do sistema imune, ajudando a prevenir diversas doenças.

Além disso, a melatonina é indicada para o controle de doenças psicológicas e relacionadas ao sistema nervoso.

A melatonina também é indicada para o tratamento do glaucoma, retinopatia, degeneração macular, enxaqueca, fibromialgia, Alzheimer ou isquemia, por exemplo.

Redução da acidez do estômago

Você sofre com gastrite ou refluxo? A melatonina pode ser uma aliada para auxiliar no alívio da queimação.

Isso porque a  melatonina contribui para a redução da produção de ácido no estômago.

Além disso, essa substância auxilia na redução da produção do óxido nítrico, que é uma substância que induz o relaxamento do esfíncter do esôfago, reduzindo o refluxo gastroesofágico. 

Melhora na depressão sazonal

Tendo em vista o seu efeito regulador sobre o ciclo circadiano, a melatonina também pode ser usada para aliviar a depressão sazonal. 

Esse transtorno afetivo sazonal é um tipo de depressão que acontece principalmente durante o inverno e tem como sinais a tristeza, sono em excesso, aumento do apetite e dificuldade de concentração.

Este transtorno está associado à diminuição de substâncias do corpo ligadas ao humor e ao sono, como a serotonina e a melatonina.

Como tomar melatonina?

O mercado farmacêutico hoje apresenta diversas formas de tomar a melatonina para melhorar os níveis dessa substância no corpo.

Você pode optar por fazer a suplementação pela via oral, através de cápsulas e comprimidos, Filme Orodispersível e também sua versão líquida. 

Veja mais sobre cada uma delas:

Cápsula ou comprimido

A cápsula de melatonina ou comprimido é a forma mais comum de suplementação, sendo formas farmacêuticas que se dissolvem rapidamente ao entrar em contato com o suco gástrico. 

Filme Orodispersível

A Melatonina em filme orodispersível é uma novidade inovadora, que possui liberação oral rápida, bastante parecida com uma lâmina e se dissolve facilmente na boca. 

Essa é uma forma ainda mais prática de consumo quando comparada ao uso de comprimidos ou cápsulas. 

Líquida

Para aqueles que não abrem mão das famosas gotinhas, a suplementação de melatonina também pode ser feita de forma líquida.

Seu uso é bastante eficaz, de rápida absorção pelo organismo, basta pingar a melatonina diretamente na língua.

Melatonina: quanto tomar?

A melatonina pode ser consumida na forma de suplemento alimentar e a sua dosagem deve ser sempre recomendada por um médico especialista.

A posologia recomendada e aprovada pela ANVISA, do suplemento alimentar de melatonina é de 0,21 mg por dia para adultos com mais de 19 anos, tomado por via oral.

Essa dosagem pode vir em forma de comprimido ou gotas, 1 a 2 horas antes de deitar, para tratar a enxaqueca e a insônia.

O uso da melatonina é recomendado durante a noite, tendo em vista que de dia pode desregular o ciclo circadiano, fazendo com que a pessoa sinta muito sono durante o dia e pouco durante a noite, por exemplo.

Também são encontradas cápsulas com doses maiores, de 1 mg até 10 mg, sendo recomendado iniciar o uso com a dose mais baixa de 1 mg.

Se você deseja potencializar o efeito da melatonina e produzi-la melhor de forma natural, é necessário se alimentar adequadamente.

Os alimentos que podem te ajudar na sua produção são arroz integral, banana, nozes, laranja e espinafre, por exemplo. 

Qual o melhor momento para tomar melatonina?

O recomendado é que você tome a sua melatonina seguindo o protocolo abaixo:

  • Cápsulas: 1 cápsula ao dia, em até 30 minutos antes de dormir;
  • Filme orodispersível: um filme de melatonina por dia, também antes de dormir;
  • Líquida: quantidade de gotas conforme recomendação médica, entre 30 minutos a 1 hora antes  de dormir

Com relação ao tempo de uso da melatonina, em geral, o paciente realiza a suplementação de 1 a 4 semanas. 

Todavia, a depender da necessidade do paciente, o médico pode recomendar o seu uso por cerca de 13 semanas.

E aí, essas informações foram úteis para você? Tenha acesso a mais incríveis como esse no nosso perfil do Instagram e navegando aqui no nosso blog!

Fique à vontade para explorar. Obrigada por se informar conosco, até o próximo post!

© 2020 Lorem ipsum dolor sit ammet - Cnpj: 00.000.000/0000-00 | Endereço: Rua Tal e tal, 999 - Cidade, Estado CEP 00000-000