Ágar-Ágar: Conheça tudo sobre a famosa geleia vegetal e seus benefícios para a saúde!

05 / 01 / 2023
Saúde e Beleza, Saúde e Bem-estar
Por Aline Santos

Você já ouviu falar sobre ágar-ágar

Essa substância é bastante conhecida pelos veganos, pelo fato de ser substituta da gelatina de origem animal, mas, você sabia que ela possui diversos benefícios para a saúde?

O ágar-ágar se trata de uma gelatina vegetal proveniente de microalgas vermelhas, possuindo propriedades apreciadas pela culinária.

Essa substância possui caráter espessante, gelificante e estabilizante, promovendo assim uma maior consistência às sobremesas ou na preparação de gelatinas vegetais.

Tendo em vista o fato do ágar-ágar possuir em sua composição muitas fibras, minerais, celulose e proteínas, ele pode ajudar no processo de perda de peso e regulação do funcionamento do intestino.

Você pode encontrar essa preciosidade em farmácias, supermercados ou em lojas de produtos naturais em forma de tiras de algas secas, pó ou cápsulas.

Para auxiliar você nesse processo de conhecimento sobre o ágar-ágar, no artigo de hoje sanamos as principais dúvidas, explicando para que serve, quais são os benefícios e contra-indicações.

Você não vai querer perder esse conteúdo, não é mesmo?

Então fica aqui com a gente!

O que é Ágar-Ágar?

Conforme dito anteriormente, o ágar-ágar ou agarose se trata de uma gelatina de origem vegetal, que pode ser extraída de diversos gêneros e espécies de algas marinhas vermelhas.

Dentre esses gêneros, o mais utilizado é o Gelidium sp., no qual a gelatina de ágar-ágar é extraída por meio do processo de fervura.

Os primeiros registros sobre a extração do ágar-ágar surgiram entre 1600 e 1650, a descoberta foi atribuída ao japonês Mino Tarozaemon, tendo sido batizada de kanten.

Ágar-Ágar: para que serve

O agar-agar é uma substância rica em fibras e minerais, podendo ser utilizada para os seguintes fins:

Emagrecimento

O ágar-ágar é utilizado para fins de emagrecimento por aumentar a sensação de saciedade. 

Essa sensação se dá devido à concentração de fibras solúveis e,  aliada à sua baixa quantidade de calorias, auxilia nesse processo de perda de peso.

Dessa forma, quando você consome, terá menos vontade de comer, e assim, evita que alimentos e calorias sejam ingeridos em excesso ao longo do dia.

Geralmente, é indicado a diluição do ágar-ágar em água, formando assim um gel que pode ser consumido com quase zero calorias, ajudando a emagrecer

Porém, a forma mais prática de suplementação de ágar-ágar é com as cápsulas, que você pode tomar antes das refeições.

Lembrando que, para usufruir do benefício do emagrecimento, é fundamental manter uma alimentação saudável e ter uma rotina de atividades físicas.

Melhora o funcionamento do intestino

O ágar-ágar é uma substância rica em fibras, auxiliando no aumento do bolo fecal e estimulando os movimentos intestinais.

Cerca de 94% de suas fibras são solúveis em água e o seu consumo frequente ajuda a regular  o seu funcionamento intestinal.

Além disso, por possuir propriedade gelificante, o ágar-ágar é capaz de promover a hidratação das fezes.

Regulação da glicemia

Os níveis de glicose no sangue podem ser reduzidos na presença do ágar-ágar, tendo em vista que essa gelatina vegetal rica em fibras ajuda na regulação da absorção de carboidratos pelo intestino.

Diabéticos e intolerantes à glicose podem se beneficiar das propriedades dessa substância.

Controle do colesterol

O ágar-ágar também se envolve no processo de metabolização da gordura, de forma a diminuir a absorção desses lipídios da alimentação.

Dessa forma, consumir o ágar-ágar pode ser útil para ajudar a controlar os níveis de colesterol.

Fortalece os ossos

Como citamos anteriormente, o ágar-ágar é rico em minerais, dentre eles o cálcio e o magnésio, elementos importantes para o fortalecimento ósseo.

Ágar-Ágar: como consumir?

O ágar-ágar é bastante versátil, podendo ser utilizado de diversas formas.

Tendo em vista que o seu poder gelificante é de até 20 vezes mais que a gelatina sem sabor, esse produto deve ser utilizado em menor quantidade.

Vejamos aqui algumas formas de uso do ágar-ágar:

Receitas

Para utilizar como gelificantes nas receitas, adicione 1 colher de chá ou de sopa de agar-agar no preparo.

Lembrando que o agar-agar não se dissolve em temperatura ambiente ou fria, então, deve ser levado a uma temperatura acima de 90 graus para a sua dissolução.

Gelatina Vegetal

Se o seu intuito for a gelatina vegetal, então adicione 2 colheres de sopa de agar-agar em 1 copo de suco natural da sua preferência.

Em seguida, leve ao fogo para que possa se dissolver completamente. Por fim, coloque o preparado em formas e leve à geladeira por cerca de 1 hora, até solidificar. 

Em cápsulas

Uma forma bastante prática  de consumir o ágar-ágar é em cápsulas, que podem ser encontradas em farmácias e lojas de produtos naturais.

As cápsulas são utilizadas para fins laxativos e emagrecedores, podendo ser tomadas 30 minutos antes do almoço, e outra antes do jantar, com 2 copos de água. 

Ágar-Ágar: benefícios

Sem dúvidas a gelatina de ágar-ágar é um dos produtos naturais populares mais saudáveis da modernidade, possuindo diversos benefícios.

Para quem se preocupa com a saúde, o ágar-ágar é um produto que não leva corantes, aditivos alimentares, ingredientes animais e não é testada em animais, sendo de origem totalmente vegetal.

Ágar-ágar é um suplemento alimentar que auxilia na perda de peso, promovendo saciedade e melhorando o sistema digestivo. 

Além disso, auxilia na limpeza do intestino, evitando a prisão de ventre e aumentando a absorção de água.

Também melhora a disposição física e promove a eliminação de gorduras. 

Não somente, o Ágar-ágar ainda é rico em fibras, potássio, ferro, iodo, fósforo e proteínas.

O ágar-ágar também possui um ótimo custo benefício, pois, mesmo custando um pouco mais que a gelatina de origem animal, a gelatina de ágar-ágar tem um poder gelificante absurdamente maior.

Outro benefício do ágar-ágar é que essa gelatina proporciona praticamente zero risco de contaminação por bactérias que causam doenças graves, isso porque a mesma é proveniente de origem vegetal.

Por outro lado, a gelatina convencional é feita a partir da fervura de ossos, tendões, pele e restos de animais que são mortos nos abatedouros.

Ágar-Ágar: contra indicação

Existe a contraindicação do ágar-ágar para gestantes, crianças, paciente que esteja amamentando e para pessoas que são alérgicas a alguma substância presente na composição. 

Não podemos nos esquecer que, para que o uso do ágar-ágar traga benefícios à saúde, é necessário que você sempre seja orientado pelo seu médico ou pelo nutricionista.

Isso porque quantidades excessivas de agar-agar podem provocar efeitos colaterais, como náuseas, dores de cabeça, dores abdominais e diarreia. 

Agora que você já sabe da importância do ágar-ágar, que tal seguir recebendo informações incríveis pelo nosso perfil do Instagram? Toda semana mostramos novidades, bastidores da nossa produção e muito mais!

Obrigada por se informar conosco, até o próximo post!

© 2020 Lorem ipsum dolor sit ammet - Cnpj: 00.000.000/0000-00 | Endereço: Rua Tal e tal, 999 - Cidade, Estado CEP 00000-000