Como clarear cicatrizes? Confira aqui! [Guia Completo]

05 / 04 / 2023
Saúde e Beleza, Saúde e Bem-estar
Por Aline Santos

As cicatrizes são muito conhecidas por deixarem marcas na nossa pele, afetando diretamente a autoestima de um indivíduo. Por isso, muita gente ainda tem dúvida sobre quais são as melhores formas de clarear as cicatrizes sem utilizar produtos e processos estéticos que afetem diretamente a nossa saúde. 

Quer saber um pouco mais sobre o assunto? Confira o conteúdo completo abaixo! 

Afinal, por que as cicatrizes se formam?

Todo mundo já passou por algum processo que acabou machucando a pele, seja através de brincadeiras na infância, um corte na cozinha, queimaduras ou pela necessidade de passar por algum procedimento cirúrgico. 

O grande problema desses machucados é que, normalmente, eles acabam gerando marcas à nossa pele que levam anos para desaparecer completamente. 

Mas você já parou para pensar por que as cicatrizes se formam? 

Apesar de gerar uma aparência desagradável para a pele, a formação de cicatrizes é um processo natural e extremamente necessário para o nosso corpo. 

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, as cicatrizes são a resposta do organismo para algum trauma ou lesão na pele.  Dessa forma, quando nos machucamos, o nosso corpo disponibiliza uma série de mecanismos para proteger a região afetada. 

Sem o processo de cicatrização, o nosso corpo estaria desprotegido de ações de microrganismos, toxinas ou outros agentes malignos para a nossa saúde. Imagine, por exemplo, se ao cortar o dedo em um caco de vidro, o seu corpo não fosse capaz de gerar uma cicatriz? 

O que aconteceria é que a região machucada estaria exposta para a entrada de contaminantes, enquanto que componentes essenciais para o seu corpo, como o sangue, estariam migrando para o lado de fora. 

Quanto tempo leva para a formação de uma cicatriz? 

A formação de uma cicatriz depende diretamente do tempo da lesão e dos cuidados realizados no processo. De maneira geral, em casos mais complexos, a cicatrização completa de um ferimento pode levar até seis meses em um paciente saudável. 

Durante esse período, a pele do indivíduo vai mudando de cor e aspecto até que adquira uma tonalidade esbranquiçada ou próxima da cor da pele no fim. Mas não se esqueça: essa descrição está relacionada a uma cicatrização dentro de um processo sem complicações. 

Isso é extremamente importante para que a gente escolha o método de clareamento dessa cicatriz, avaliando sempre se é, ou não, possível aplicar produtos na região. 

A principal complicação de uma cicatriz é a formação de queloide, mas não se preocupe! O queloide nem sempre está relacionado com uma enfermidade. Normalmente ele se apresenta como um crescimento anormal de tecido cicatricial que se forma no local do traumatismo e até além dele. 

A formação de queloide está associada a fatores genéticos e o seu principal dano está relacionado à estética da pele do paciente, já que normalmente trata-se de uma alteração benigna. 

Porém, é importante salientar que, caso você tenha uma cicatriz do tipo queloide, é necessário passar por um processo de avaliação com um médico dermatologista para avaliar a melhor forma de clarear e tratar a sua cicatriz. Além disso, dependendo do tamanho, pode acarretar prejuízos como dor e limitação de movimento.

Quais as melhores formas de clarear cicatrizes?

O método de clareamento ideal para uma cicatriz vai depender diretamente do tipo de lesão, da saúde da pele e quais os objetivos do paciente para a realização do tratamento. 

De maneira geral, a melhor forma de melhorar a cicatriz está no investimento da saúde da sua pele. Por isso, separamos abaixo algumas dos principais hábitos a serem utilizados para o tratamento de cicatrizes: 

  1. Hidratação e cuidados diários

Após o processo completo de cicatrização, você deve passar a investir em produtos de cuidado diário com a sua pele. Para isso, é importante adquirir produtos como hidratantes, sabonetes e cremes estéticos de alta qualidade para a renovação da região afetada

Caso a sua cicatriz ainda esteja sensível, você pode utilizar produtos como o sabonete neutro da Mais Viva. Ele atua auxiliando na limpeza profunda da pele, sem agredir a área de aplicação. 

Para cicatrizes relacionadas ao processo de envelhecimento natural da pele, recomendamos a compra do combo New Age + Espuma Facial Extra Suave da Mais Viva. Esses produtos têm como objetivo permitir a limpeza e o tratamento de lesões na região do rosto, como por exemplo, o melasma, ou outras lesões ligadas ao envelhecimento. 

  1. Uso de protetor solar

Outra prática extremamente importante para possibilitar o clareamento das cicatrizes é através de medidas de proteção da região afetada. 

Para isso, você deve assegurar que a lesão esteja protegida contra os raios solares. Pensando nisso, a equipe da Mais Viva desenvolveu o Protetor Solar Oral. Dessa forma, você poderá evitar a formação de manchas e protege contra a radiação solar e artificial sem precisar aplicar uma loção diretamente na sua cicatriz.

Esse produto é ideal para pacientes que ainda possuem lesões sensibilizadas e não podem fazer a utilização do produto tópico. 

  1. Aplicação de ácidos clareadores

Caso a sua cicatriz seja muito antiga ou não foi capaz de ser tratada por métodos menos agressivos, você pode contatar um médico dermatologista e solicitar a indicação de um ácido clareador específico. 

É importante salientar que, a utilização dessas substâncias deve ser feita após a avaliação da região, já que, de maneira geral, os ácidos tendem a agredir levemente a área de aplicação para que consiga obter o resultado esperado. 

Esperamos que esse conteúdo tenha sido útil para sanar as suas dúvidas acerca da formação de cicatrizes e como você pode utilizar os melhores produtos para clarear essas lesões. Caso você queira conhecer um pouco mais sobre os produtos de autocuidado e estética da Mais Viva, basta acessar o nosso site e conferir o catálogo completo! 

Nossos produtos são desenvolvidos com base na utilização de alternativas biotecnológicas, visando a entrega de produtos de alta qualidade para todos os nossos clientes. Não perca tempo, venha para a Mais Viva! 

© 2020 Lorem ipsum dolor sit ammet - Cnpj: 00.000.000/0000-00 | Endereço: Rua Tal e tal, 999 - Cidade, Estado CEP 00000-000